A morte, nesse dia 2 de novembro, do cantor e compositor Lô Borges, em Minas Gerais, mudou o formato do programa Brasileiríssimo.
Dessa segunda-feira até quarta-feira, dia 5, o programa da web rádio UFCG Conecta dedicará uma hora para exibição de faixas do álbum Clube da Esquina.
Esse álbum reuniu, em 1972, composições de Lô Borges com Mílton Nascimento, Beto Guedes,Toninho Horta, Wagner Tiso, Flávio Venturini e Fernando Brant.
Clube da Esquina tornou-se, adiante, um movimento cultural da música brasileira, dando formato a grupos como 14 Bis e Boca Livre, entre outros.
Lô Borges faleceu em Belo Horizonte na noite desse dia 2 de novembro, por complicações decorrentes de uma intoxicação medicamentosa.
Ele tinha 73 anos de idade e deixa um legado reconhecido por artistas de todos os gêneros da música brasileira.
Em junho de 2024, ele e Mílton Nascimento foram reconhecidos com a consagração do álbum Clube da Esquina como o nono melhor da indústria fonográfica mundial em toda a história, por sua representação de luta contra a ditadura brasileira na primeira metade dos anos 1970.
Brasileiríssimo - O programa é o primeiro criado na grade da programação da web rádio UFCG Conecta em agosto de 2020, quando o serviço entrou em operação. Nele, durante uma hora, são executadas músicas de cantores/as e bandas brasileiras, sem distinção de gêneros musicais, desde que relacionados ao movimento cultural da música popular brasileira.
Brasileiríssimo vai ao ar de segunda a sábado, das 9 às 10 horas da manhã, com reprises de domingo a quinta-feira, das 20 às 21 horas. (Agência Universitária de Notícias/UFCG Conecta Play)

